25 de out. de 2008

NÃO DEIXE O SENHOR DORMIR


E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e o barco enchia-se de água, estando eles em perigo (Lucas 8.23).
Um pequeno descuido, e o inimigo faz uma grande tempestade. Como os discípulos não deram a devida atenção ao Senhor, Ele foi dormir. Quando viram que não tinha mais jeito, eles O acordaram. Com Cristo dormindo, o barco se encheu de água, e os apóstolos ficaram em perigo.
E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago – Parece bobagem, mas deixar de dar ao Senhor o devido lugar em nossa vida faz com que Ele “durma”. O inimigo, que nunca descansa e está sempre pronto para intervir e fazer sua destruição, fica vigiando para não desperdiçar nenhuma oportunidade. No caso em estudo, o maligno trouxe uma grande tempestade. Se há alguma ou várias tempestades soprando contra você, esteja certo de que foi algum cochilo seu que levou Aquele que guarda Seu povo a “dormir”.
Os discípulos erraram por não darem a devida atenção ao Mestre. Sempre é assim: nós nos deixamos levar por algumas coisas, até mesmo úteis e, quando vemos, estamos sós a remar contra as marolas, as quais, cada vez mais, vão aumentando. Da mesma forma que eles, também lutamos, fazendo tudo o que nos vem à mente, quando nos bastaria apenas pedir direção aos Céus a fim de fazermos de modo correto a obra de Deus.
E o barco enchia-se de água – Depois de algum tempo, ao perceberem que a situação havia piorado, os discípulos acordaram o Mestre (v. 24). Isso também precisa ser feito na vida de todo aquele que está debaixo de uma tempestade. Enquanto você lutar sem a fé em ação, seu barco irá encher-se de água.
Estando eles em perigo – Eles realmente se encontravam em perigo, o qual não começou com o barco enchendo-se de água, mas quando deixaram o Senhor dormir. Quem não aproveita este tempo em que Jesus está visitando e equipando Seu povo está se envolvendo em perigo. As forças das trevas não desejam somente atrapalhar seu progresso, mas levá-lo ao inferno. As estratégias de Satanás incluem, por exemplo, colocar alguém em sua vida, fazendo-o sentir que seu cônjuge não é quem você merece, ou levar uma pessoa de confiança do empregador a fazer “empréstimos” não-autorizados, os quais ela começa a pagar. No entanto, depois, passa a “tomar emprestado” quantias maiores, até que não consegue mais pagar; então, seu erro é descoberto, e ela cai em desgraça.
Meu irmão, não saia da Palavra de Deus. Peça ao Senhor fome por Ela, leia-A, medite nEla e ore para entendê-lA. Em outras palavras: não deixe o Senhor “dormir” em seu barco.
Em Cristo, com amor,

NOSSA MISSÃO NO CORPO DE CRISTO

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé (Romanos 12.6).
O Senhor tem diferentes dons para equipar Seu povo para a batalha espiritual. Estamos em guerra contra os principados, as potestades malignas, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade que atuam nas regiões celestiais. Não adianta querermos levantar a bandeira branca, pedindo paz, ou nos declarar neutros. Somos soldados do bem, convocados pelo Rei dos reis, para fazermos a obra divina. Se nos calarmos, ou formos displicentes, sofreremos os ataques do rei da perversidade.
Para cumprirmos a nossa missão no Corpo de Cristo, foram-nos entregues os dons, ou seja, as habilidades necessárias que devem ser usadas segundo a fé que nos é concedida. Se formos negligentes nessa incumbência, seremos achados em falta, e a Escritura diz que maldito é aquele que fizer a obra do Senhor inadequadamente (Jeremias 48.10).
Que a seu respeito nunca seja escrito que foi achado em falta! Para isso, viva aos pés do Senhor, orando e meditando na Palavra. Jamais deixe de pedir, pois quem o faz recebe; ou de buscar, para que possa encontrar o que procura, nem também de bater, pois a porta ser-lhe-á aberta (Mateus 7.7). Se algo está além da sua capacidade, clame ao Senhor que o ajude. Faça tudo com a força – o entendimento – que lhe for dada, pois o Senhor Deus jamais exigirá que você cumpra algo para o qual Ele não o tiver capacitado.
Somos parceiros do Senhor, o qual é o Comandante, pois Ele sabe planejar e executar Sua boa vontade. O que Ele requer de nós é somente fidelidade e amor com relação à Sua Palavra. Deixar que Deus nos use é o segredo, mas tentar fazer o Senhor usar-nos é estupidez, pois, dessa forma, tentaríamos tomar a direção dEle, e isso não seria possível.
Agora, sempre é preciso que nos esforcemos, pois a carne é fraca, manhosa, e encontra mil razões para deixar os outros realizarem o que a nós foi confiado. O Senhor, em Seu grande amor, atribui-nos tarefas que, se realizadas à Sua vontade, dar-nos-ão recompensas por toda a eternidade.
Em nossos dias, Deus está executando Sua obra da mesma maneira que o fez nos dias de Abraão, Moisés, Davi e tantos outros servos dEle. Não temos de achar que só eles foram privilegiados em ser chamados para servir ao Rei eterno; nós também o fomos de modo igual.
Que você não desperdice sua chamada é a minha oração.
Em Cristo, com amor,

REINAR É SEU DEVER


Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós reinais! E prouvera Deus reinásseis para que também nós reinemos convosco! (1 Coríntios 4.8).
Umas das grandes revelações do que somos neste mundo está nesse versículo: devemos reinar – sobre nossa vida, família, nossos bens e sobre tudo o que o Senhor coloca à nossa mão. Mas alguns, por não saberem disso, vivem com as mãos estendidas, suplicando favores dos Céus, como se não fossem autorizados a ser pessoas dotadas de poder nesta vida.
Ao nos chamar para ser parte do Seu povo, o Senhor nos constituiu em autoridades espirituais. Aquele demônio, que os sete filhos do sumo sacerdote judaico, chamado Ceva, tentaram expulsar, mas não conseguiram (Atos 19.13-16), disse que conhecia Jesus e sabia quem era Paulo. O apóstolo jamais falhou em expulsar um demônio sequer, pois os espíritos maus sabiam que ele era do Senhor e, portanto, tinha autoridade sobre eles. O mesmo inimigo sabe a nosso respeito, mas muitos de nós não compreendemos isso.
Fomos investidos de autoridade para expulsar todos os espíritos malignos e curar toda sorte de enfermidades das pessoas (Leia Mateus 10.1; Marcos 16.16-18; Lucas 10.19). Na Escritura eterna, está escrito acerca do nosso reinado sobre o mal, e essa palavra jamais será anulada. É preciso reinar em prol do Evangelho, para a glória do nosso Deus.
Não devemos, simplesmente, dizer que somos vitoriosos em todas as situações, mas continuarmos a sofrer. Precisamos fazer valer nossos direitos em Cristo. Muitas pessoas necessitam que os genuínos filhos de Deus se levantem para ajudá-las, e o Senhor não tem outros, a não ser nós, o Seu povo.
Acorde, irmão! Hoje é o seu dia de brilhar. Busque o Altíssimo, clame pelos seus direitos e peça direção a Ele. Creia que Deus revelará, pela Palavra, qual é a vontade divina para sua vida. Então, para a glória dEle, exerça seu reinado, mas não imite os irmãos insensatos os quais pensam que é possível servir a dois senhores. Deixe Mamom (o dinheiro) e os outros pseudodeuses e sirva somente ao único e verdadeiro Senhor. Ao assumir seu lugar em Cristo, Deus assumirá o lugar de confirmador da palavra do Seu servo.
Enquanto não tiver certeza de que Ele o fez vitorioso, ou quer torná-lo alguém de destaque no mundo espiritual ? o qual refletirá aqui na Terra ?, continuará oprimido e cheio de problemas. Quem foi constituído rei deve reinar em prol da obra de Deus. Quem reina é soberano sobre todas as coisas. E prouvera Deus reinásseis, Paulo escreveu.
Em Cristo, com amor,

FUJA DOS RUDIMENTOS


FUJA DOS RUDIMENTOS
Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? (Gálatas 4.9).
Um perigo ronda muita gente que aceitou Jesus como Senhor e Salvador: a volta aos rudimentos fracos e pobres. Os princípios meramente religiosos que existiam em nossa vida, antes de aceitarmos a fé – os quais, agora, não têm mais valor –, precisam ser extirpados.
Siga a verdadeira Luz – Os religiosos têm seus princípios e se esforçam para não desagradar a Deus, o que, de certa forma, impede-os de ir mais além e de se submeterem completamente ao inimigo. É como se, em uma noite muito escura, houvesse uma luz, proveniente de um fósforo, que os ajuda a não cair no abismo, porém, não os impede de tropeçar e se machucar. Como essa luz é passageira, eles precisam da verdadeira Luz, a qual irá iluminá-los e guiá-los. O Pai eterno, vendo a sinceridade deles, faz com que enxerguem o Caminho – o Evangelho. Então, já membros do Corpo de Cristo, devem parar de viver sobressaltados e achar que o Senhor fala pelo sofrimento, pelos acidentes ou por qualquer outro meio. O Altíssimo fala pela Sua Palavra.
Sem sacrifícios – É pura perda de tempo dar crédito a certas orientações, como: “Não toque nisso”, “Evite tal alimento” ou “Não use roupas modernas” (é claro, as que escandalizam devem ser evitadas), bem como seguir ensinamentos os quais afirmam que a prosperidade é má; que devemos viver com os joelhos no chão, dentre outros. Deus não nos dá bênçãos por merecimentos, sacrifícios, nem por não desfrutarmos dos prazeres santos e normais. As dádivas vêm pela fé.
Pratique a fé genuína – Os gálatas tiveram o privilégio de terem sido evangelizados por um homem que, realmente, conhecia o Senhor. Foram ensinados a se livrar dos rudimentos fracos e levados à fé verdadeira. Viram as maravilhas de Deus quando Paulo lhes ministrava. No entanto, em certo momento, foram insuflados por alguém que não tinha pleno conhecimento da Verdade, ou não estava reto diante do Senhor, e, por isso, estavam acreditando que era necessário voltar a princípios elementares. Na verdade, eles deveriam prosseguir para a perfeição.
Hoje, fato semelhante tem ocorrido. Muitas pessoas, levadas a acreditarem em crendices, vivem em completa negação da Verdade a qual abraçaram. Não caia nesse golpe do inferno! Prossiga para o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.14). Fomos gerados em Cristo para sermos ministros da Nova Aliança que foi feita em superiores promessas.
Em Cristo, com amor,

13 de out. de 2008

DEUS NUNCA DESISTE DE VOCÊ



E qual o pai de dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"Embora possa demorar o socorro, isso não quer dizer que não esteja acontecendo uma batalha espiritual nas esferas celestiais em nosso favor, para sermos atendidos em nossas orações, como podem ver a seguir.Daniel, por três semanas inteiras esteve muito atribulado, cansado, sem apetite, com sintomas parecidos com depressão, após ter recebido uma palavra de revelação sobre uma guerra prolongada. Como sabemos Daniel mesmo sabendo que desobedecendo ao decreto real (foi proibido a qualquer pessoa, pelo período de 30 dias, fazer quaisquer petições a outro, que não fosse ao rei Dario) seria lançado na cova dos leões não deixou de orar três vezes por dia ao nosso Deus; Único, Suficiente, Inigualável e Verdadeiro.Então, após estas 3 semanas, apareceu-lhe um anjo e lhe disse: “...Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.”(Dn 10.12-13)Agora imaginem se Daniel desistisse de suas orações, porque estava demorando pra vir a resposta! E não para por aí não, porque na seqüência o anjo diz que voltará a lutar contra o príncipe dos persas, e saindo ele, virá então outro anjo ainda lutar contra os demônios que tentam obstruir a ação de Deus.Amados, os nossos choros não movem o poder de Deus a nosso favor, mas sim nossas orações!!!Concluo lhes dizendo que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”(Rm 8.28)

6 de out. de 2008

O CASAMENTO


Casamento é uma instituição divina em que Deus abençoa de várias maneiras a união de um homem e uma mulher. Essa união é especial e única. A união de um homem e de uma mulher, for a do âmbito do casamento, é julgada por Deus(Hebreus 13:4). Para ter as mais ricas bênçãos no seu lar, comece com a cerimônia de casamento segundo as leis civis vigentes. Se ainda é solteiro, redime o seu tempo se preparando para as responsabilidades que espera ter um dia. As moças, na arte culinária, costura, faxina, cuidado de crianças, enfermagem, etc. Os moços, no respeito às mulheres, no manter um emprego, no terminar a sua educação formal, etc.

DEVER DE UM CASAL


- O casal cristão deve ter união financeira. Um princípio bíblico para essa união financeira é escrito em I Tessalonicenses 4:11,12 que diz: "E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; Para que andeis honestamente para com os que estão de for a, e não necessiteis de coisa alguma." A estrutura da manutenção do lar, das despesas de alimentação, roupa, condução, tratamento médico, escolaridade, etc. Deve ser completamente cuidada pelo casal Cristão sozinho. Os laços familiares ou mesmo as instituições financeiras não são fontes viáveis para alimentar a união financeira do casal. A fonte viável são as suas próprias mãos. Os dois integrantes do casal cristão precisam saber limitar as dívidas para que possam viver dentro das suas próprias capacidades, pois o que toma emprestado é servo do que empresta (Provérbios 22:7). Não está casado? Determine, então, aprender a viver já somente do fruto das suas próprias mãos e determine não levar dívidas para o casamento. Aprenda a fazer um orçamento mensal e a controlar as despesas.

5 de out. de 2008

OBEDEÇA AO CHAMADO DE DEUS

Como, em muita prova de tribulação, houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza superabundou em riquezas da sua generosidade. (2 Coríntios 8.2)

Que contraste! Como os membros de uma igreja, tomada pela pobreza, puderam superabundar em riquezas da sua generosidade? Saiba que qualquer um pode cumprir a missão que lhe confiou o Senhor, basta crer.

ALGUNS EXEMPLOS DE FÉ – Em todas as páginas das Escrituras, vemos que o segredo da vitória é crer.

Abraão acreditou no Senhor quando foi chamado para ir a certo lugar que o Senhor iria mostrar-lhe (Gênesis 12.1; Hebreus 11.8). Esse servo do Senhor caminhou na terra como peregrino e forasteiro, e sua semente herdou o lugar da promessa (Gênesis 12.7; Hebreus 11.13).

Moisés enfrentou o plenipotenciário Faraó e seu império e tirou da escravidão do Egito os filhos de Israel, os quais, na época, eram compostos de, aproximadamente, 600 mil homens, fora as mulheres e crianças (Êxodo 12.37).

Em todos os tempos, Deus precisa de pessoas que creiam no que Ele fala e Lhe obedeçam.

CHAMADOS POR DEUS – Muitas vezes, perdemos as bênçãos por acharmos que não temos condições de cumprir o que nos está sendo colocado como missão. Ora, isso não deve acontecer! Precisamos saber que, por nós mesmos, não podemos fazer coisa alguma, mas a Palavra enviada a nós, chamando-nos para uma obra, tem o poder de nos equipar para cumprirmos o que nos cabe. No caso dos macedônios, mesmo em meio a muita prova de tribulação, eles não se intimidaram e não acharam que estavam impossibilitados de realizar aquilo que, na sabedoria divina, foi-lhes confiado, mas manifestaram abundância de alegria. É assim que devemos servir a Deus.

Por terem tido abundância de alegria, a profunda pobreza deles conseguiu um prodígio, superabundando em grandes riquezas da sua generosidade. Dessa forma, cumpriram o que lhes foi ordenado e, por certo, foram recompensados.

Assim, nunca diga: “Não posso, não dá ou não vou conseguir”. Aquilo que o Altíssimo destinou como sua missão ou de sua família, faça-o. Quando colocamos as “mãos na massa”, Deus passa a atuar. Tendo os nossos braços cruzados, os do Senhor também não operarão em nosso favor. No entanto, quando vem a Palavra dEle, isso significa que Ele já Se colocou à nossa frente. Tudo o que temos de fazer é seguir as orientações do Senhor.

Em Cristo, com amor,

PASSOS PARA A VITORIA




Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. (2 Coríntios 10.3)

Há duas coisas que precisamos entender para que tenhamos sucesso em tudo o que fazemos.

A primeira delas é que andamos como as demais pessoas, na carne, mas temos de militar segundo o que aprendemos pela Palavra do Senhor. Na verdade, apesar de sermos iluminados pela revelação da Palavra e, por causa dela, sermos filhos do Senhor, aqui, nesta vida, não nos diferençamos em nada dos perdidos. Ao contrário, temos as mesmas tentações, somos sujeitos às mesmas fraquezas e passamos por apuros semelhantes. Então, o fato de termos sido aceitos na família divina não nos distingue dos demais.

A segunda observação a ser feita é que, sendo filhos amados de Deus, somos orientados a militar como tais. O Nome do Senhor nos foi dado para que, por Ele, possamos entrar na presença o Pai e expor tanto a nossa fé quanto as nossas fraquezas. Com este Nome, “amarramos” todas as forças do inimigo e as expulsamos, além de repreendermos as doenças e os males, exigindo que cessem de nos perturbar.
AS ARMAS CERTAS – Podemos enfrentar o inferno e vencê-lo, pois as armas para isso já nos foram concedidas e, com elas, em qualquer batalha, sairemos vitoriosos.

Assim como, no passado, o povo de Deus, ao sair para a guerra, consultava o Senhor por intermédio dos Seus profetas, hoje, devemos aconselhar-nos na Santa Escritura e, orientados por Ela, enfrentar os inimigos, sabendo que, em todas as coisas, somos mais que vencedores (Romanos 8.37). No entanto, por vezes, agimos de maneira diferente, por acharmos que somos livres das tentações que outros sofrem. Se pensarmos assim, o adversário virá para nos tentar, e cairemos em suas armadilhas. Mas a Palavra do Senhor nos faz a seguinte advertência: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia (1 Coríntios 10.12).

Muitas vezes, ao sermos atingidos por alguma adversidade, respondemos como o homem natural costuma fazer: indo a Deus em oração e chorando aos Seus pés, mas, praticamente, acusando-O de ser o responsável pelo nosso fracasso. Contudo, temos de guerrear segundo nos ensina o Livro Santo: se nos sentirmos fracos, devemos declarar-nos fortes (2 Coríntios 12.10b), sem temer mal algum, pois, sendo o Senhor o nosso Pastor, nada nos faltará (Salmo 23.1).

Somente com uma vida aos pés do Senhor, o qual não Se esquece de quem somos em Cristo, é possível passarmos por este mundo sujo e corrompido sem nos contaminar